VOCÊ COME SUAS EMOÇÕES?

Sarah Jhayse
2 min readMar 18, 2018

--

Você já parou para pensar o porquê você come? Você deve estar pensando que come quando está com fome, certo? Mas o que talvez você não saiba e que muitas pessoas não comem apenas quando estão com fome, mas comem para sair do tédio, porque estão ansiosas ou tristes. Para e pensa um pouquinho, alguma vez você já saiu da aula pra comer só porque precisava de uma pausa e talvez precisava socializar um pouquinho? Você já se sentiu muito ansioso (a) e comeu um pacote de batata chips sem nem perceber? Já recorreu ao pote de sorvete quando estava triste depois de uma briga? Muitas vezes confundimos nossos sentimentos e descontamos na comida e acabamos comendo nossas emoções! Esse tipo de comportamento é conhecido como fome emocional.

Isso explica porque muita gente não consegue seguir um dieta. Muitas pessoas acham que basta força de vontade para conseguir mas não simples é assim (quem derá)! Não somos máquinas, somos pessoas. Nossas escolhas (incluindo as alimentares) não são guiadas apenas por fatores biológicos, mas também por fatores emocionais, sociais e ambientais. É muito comum as pessoas comerem para lidar com o tédio, com a ansiedade, tristeza ou solidão e esses sentimentos alteram diretamente nossa capacidade de escolha. Nessa hora, o indivíduo procura o alimento que lhe dá mais prazer (aquele que geralmente é denominado como alimento proibido em dietas muito restritivas). O que geralmente acontece depois de comer por impulso (para saciar as emoções) é o sentimento de culpa. Esse ciclo não faz bem, não é saudável para ninguém!

Controlar as emoções pode ser difícil, mas tente se observar. Tente entender em quais momentos você come para acalmar uma emoção ao invés de comer porque está com fome de verdade. Analise quais são os sentimentos que você está querendo se livrar. Assim, ao invés de descontar suas emoções comendo, tente ligar para um amigo e contar como se sente, ou planeje programas para sair e não ficar entendiado. Se precisar de ajudar para se entender, procure um psicológico ou um profissional da saúde que possa te ajudar. Tomar consciência das suas ações pode te ajudar a lidar melhor com suas emoções. Se conhecer melhor faz bem. Lembre-se fome na alma, comida nenhuma acalma!

Quer saber mais sobre alimentação e saúde? Visite o meu site.

Sarah Jhayse

Formada em Nutrição pela UFG.

www.sarahjhayse.com

--

--

Sarah Jhayse

I’m a Brazilian UX Design Student. Follow me on YouTube to learn more about my learning journey into UX https://youtube.com/channel/UCjd3Rwsvv18zQo7vPi2PAjw